Organização dos catadores

cópia de Sem Título

Os catadores de materiais recicláveis desde 2001 se organizaram em um Movimento Nacional. Em Jardim Gramacho, os catadores também possuem uma longa história de luta e de organização. Essa história resultou na fundação de cooperativas, onde os catadores exercem seu trabalho, e de associações, que são instâncias de representação da categoria.

cópia de DSC02170Ao longo dos anos de 2011 e 2012, os catadores se articularam e em um processo de mobilização histórico conseguiram ter suas reivindicações atendidas nas negociações que envolviam o fechamento do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho.

cópia de DSC02046

A organização dos catadores de Jardim Gramacho resultou na indenização de todos os trabalhadores que atuavam no aterro e que perderiam sua fonte de renda. Além disso, a articulação das lideranças de catadores conseguiu o cumprimento das promessas firmadas pela poder público para a estruturação do Polo de Reciclagem de Jardim Gramacho.

cópia de DSC01844

O Polo reune as cooperativas de catadores do bairro e atua na gestão de resíduos executando a COLETA SELETIVA.

Conheça o trabalho da Associação e das cooperativas associadas e entre em contato para saber como fazer a coleta seletiva solidária, contribuindo para a reduzir a desigualdade social e os danos ao meio ambiente.

Para destinar corretamente resíduos de construção civil, conheça a Área de Transbordo e Triagem de resíduos de construção civil de Jardim Gramacho aqui

Esse post é baseado em uma pesquisa acadêmica, nesse link você pode acessar o trabalho

 

cópia de DSC02218

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Créditos das imagens: residualogics
Anúncios