Acordes dissonantes: o som residual do LatinLatas

Acordes dissonantes em descompasso com a lógica perdulária e descartável da sociedade de consumo. É assim que a banda colombiana Latin Latas propaga o seu som feito com instrumentos musicais construídos a partir de resíduos reaproveitados.

Não apenas os instrumentos mas também as letras das canções deixam claro o engajamento do grupo com as causas ambientais e suas consequências para as relações humanas e a vida em sociedade.

A música assim é utilizada como ferramenta de comunicação, informação e sensibilização a respeito das relações que estabelecemos com as coisas a nossa volta. O trabalho do grupo é um convite à reflexão diante das questões do consumo responsável e da preservação ambiental.

David “Latas” foi um dos integrantes da banda pioneiro no desenvolvimento das técnicas de confecção dos instrumentos musicais a partir de objetos descartados. Sua expertise na transformação de resíduos encontrados ao longo de suas atividades cotidianas se orientou para a criação de indumentárias, obras de arte e instrumentos musicais, começando com a percussão. Foi assim que ele aprendeu a produzir tambores reciclados.

 

David também era instrumentista, tocava bateria e se juntou a outros músicos, sobretudo a Andrea de Francisco, baixista e vocalista da banda, cuja composição atual conta com Sebastián Hurtado como guitarrista e Kiwi como percussionista. A partir desse encontro, com o tempo, eles foram aprimorando as técnicas e desenvolvendo instrumentos musicais mais complexos. Todos feitos 100% de material reciclado.

Para desenvolver e aprimorar suas habilidades na criação dos instrumentos, David recorre a pesquisas na internet ou conta com o auxílio de especialistas, com destaque para o luthier Alfonso Robledo. Com o auxílio de Robledo, a banda obteve um contrabaixo elétrico de alta qualidade sonora, feito com um galão de tinta e também peças reutilizadas de instrumentos antigos.

A banda ainda realiza oficinas em colégios e empresas, onde fabrica instrumentos musicais a partir do que os integrantes jogam fora, como forma de disseminar uma consciência ecológica e mudar a relação das pessoas com os resíduos, transformando essa relação pela potência criativa e a imaginação.

Em 2014, o Latin Latas lançou o seu primeiro disco “Sé”. E desde então vem se apresentando em diversas cidades. Você pode conferir as faixas disponibilizadas do álbum no site oficial da banda aqui, assim como outras informações.